terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Trecho do Livro: Imitação de Cristo

Este é um trecho do Livro Imitação de Cristo, livro de cabeceira de diversos Santos do Carmelo Descalço. Vale apena ler um pedacinho dele a cada dia, visto que abre nossos olhos a vontade de Nosso Senhor... Fica a dica!
A paz de Jesus e o amor de Maria!
Edição da Editora Ave Maria

LIVRO PRIMEIRO
AVISOS ÚTEIS PARA A VIDA ESPIRITUAL


Edição da Editora Paulus

CAPITULO 17
Da vida monástica

  1. Aprende a abnegar-te em muitas coisas, se queres ter paz e concórdia com os outros. Não é pouco habitar em mosteiros ou congregações religiosas, viver ali sem queixas e perseverar fielmente até à morte. Bem-aventurado é aquele que aí vive bem e termina a vida com um fim abençoado! Se queres permanecer firme e fazer progressos, considera-te como desterrado e peregrino sobre a terra. Convém fazer-te louco por amor de Cristo, se queres seguir a vida religiosa.
  2. De pouca monta são o hábito e a tonsura: são a mudança dos costumes e a perfeita mortificação das paixões que fazem o verdadeiro religioso. Quem outra coisa procura senão a Deus só e a salvação de sua alma, só achará tribulações e angústias. Não pode ficar por muito tempo em paz quem não procura ser o menor e o mais submisso de todos.
  3. Para servir vieste, não para mandar; lembra-te que foste chamado para trabalhar e sofrer, e não para folgar e conversar. Aqui, pois, se provam os homens, à semelhança do ouro na fornalha. Aqui, ninguém perseverará, se não quiser humilhar-se, de todo o coração, por amor de Deus.

4 comentários:

  1. É um livro muito valioso, considero o melhor [depois da Bíblia]. Um livro que todos os cristãos deveriam ter! - Estou lendo aos poucos, para guardar os ensinamentos de Deus para minha vida.
    Abraços! - Fquem na paz do Senhor nosso Deus - amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alisson, digo o mesmo... Leio aos poucos para meditar, da mesma maneira como se deve fazer a leccio divina nas Sagradas Escrituras!

      Excluir
  2. Eu acho simplesmente perfeito esse livro! Leio e releio os capítulos, concordo com o Alisson, é o melhor depois da bíblia..!

    ResponderExcluir
  3. Magnífico relato de vida neste texto piedoso. Ao servir e ser servido pela graça do Altíssimo, o homem se entende e compreende a paz que deve exalar de sua existência.

    ResponderExcluir